- A crise do Ensino Jurídico: mitos e perspectivas – Anderson Orestes C. Lobato
Resumo: A
crise do ensino jurídico é facilmente identificada pelo alto número
de reprovações no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. A média
de 70% de reprovação no Estado do Rio Grande do Sul tem sido uma
constante e representa uma frágil formação jurídica obtida nos
cursos de Direito. O Conselho Federal da OAB publicou em 2001 um
retrato dos cursos jurídicos no Brasil, finalizando com uma lista de
cursos que recomenda. No Rio Grande do Sul, apenas quatro cursos
foram recomendados. Contudo, a carreira jurídica continua a
despertar vocações e a oferta de novos cursos continua crescendo.
Será preciso conciliar a grande procura pela carreira jurídica com
os padrões de qualidade do ensino do Direito.
- A docência de ensino superior no Direito: um caminho para a efetivação dos direitos fundamentais – Germano Schwartz
"Em
todo o semestre que se inicia costumo lançar uma pergunta a meus
alunos de graduação: qual o objetivo de vocês, no Direito, após a
conclusão do curso? A maioria esmagadora pende para os “concursos”.
Quando questionados qual, dizem: “qualquer um”. Grande parte
deles respondem baseados não no aspecto vocacional e sim na
recompensa (financeira) que terão com a aprovação. Nada mais
normal."
O
vice-diretor da graduação da FGV DIREITO RIO, Evandro Carvalho,
escreveu artigo para o Correio Braziliense sobre a importância do
cargo de professor universitário ser preenchido com base em
critérios exclusivamente acadêmicos. Na reportagem o professor
aponta pesquisas comprovando que o poder político, em detrimento do
saber jurídico, prevalece nos principais espaços acadêmicos
brasileiros e que a estrutura do Judiciário é fechada para o acesso
de certos grupos, contrariando princípios republicanos e
democráticos previstos na Constituição Federal.
"Há
urgente necessidade de implantação no ensino superior e
particularmente nos cursos de Direito de uma educação para a
compreensão no ato de ensinar, formando homens e mulheres cônscios
de seus deveres, do cumprimento da norma, mas plenos de
reflexividade, compreensão e, sobretudo, comprometimento com a
construção de uma nova forma de conhecer e interpretar o mundo a
sua volta."
- Técnicas pedagógicas para a docência nos cursos de bacharelado em Direito – Euclydes Guelssi Filho
"Ainda
hoje o professor de Direito emerge de outras atividades
profissionais, tomando o magistério superior como uma atividade
complementar ou secundária. Por isso é que a docência jurídica é
exercida, basicamente, por profissionais liberais que, de repente,
fizeram-se professores."
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